Epidemiologia em saude bucal
Índice de Higiene Oral Simplificado – IHOS
Esse índice é subdividido em índice de placa e índice de cálculo, ambos têm exames, anotações e cálculos feitos no mesmo padrão. Os arcos dentais são divididos em sextantes, nos quais são definidos os dentes índices e são examinados os elementos 11, 16, 26, 31, 36, 46. Apenas os dentes totalmente erupcionados são considerados.
Fórmulas
Escore total das superfícies bucais + Escore total das superfícies linguais | Superfícies Examinadas | Índice de Placa=
Escore total das superfícies linguais | Superfícies Examinadas | Índice de Cálculo=
Índice de Higiene Oral-S= Índice de Placa + Índice de Cálculo.
Comentários: Esses índices servem para avaliar como esta se dando a doença periodontal nos indivíduos, que tem sua base em exames realizados por profissionais que observam alguns elementos dentários que são referência em um exame geral da saúde dos dentes, onde a partir deste exame é calculado os índices de placa, cálculo e higiene oral por superfície.
Índice de Controle de Placa (ICP)
O Individuo faz previamente bochecho orientado com solução evidenciadora de placa bacteriana. São examinadas as superfícies vestibular, lingual, mesial e distal dos dentes e registrada a presença ou ausência de em cada uma delas. A soma das superfícies com placa bacteriana é dividida pelo número de superfícies examinadas, resultando no ICP.
Comentários: Esse exame é utilizado para descobrir se o individuo está mantendo os dentes bem limpos, sendo que quando não, os evidenciadores vão colorir as regiões com formação de placa bacteriana e assim mostrar ao paciente a probabilidade de desenvolver uma doença periodontal naquela área, ou mostrar o porque de ter aparecido essa doença, caso haja.
Índice de Sangramento
Avalia a presença de ausência de sinais inflamatórios, e sangramento após a sondagem periodontal, a presença de sangramento poderá ser provocada ou espontânea. A sonda periodontal