Epicuro
Alunos (as):
Série/Turma:
Disciplina:
Professora:
Índice
* Introdução Pág. 02 * Desenvolvimento Pág. 03,04,05,06 * Conclusão Pág. 07 * Bibliografia Pág. 08
01
Introdução
Este trabalho irá falar sobre um grande filósofo grego, Epicuro. Seu principal questionamento foi : como podemos ser feliz? Sua resposta, através do prazer, mas não do prazer do corpo e sim do prazer da alma. Iremos conhecer a grande importância desse homem na filosofia e também na ciência.
02
Epicuro
No ano de 306 a.C., o filósofo grego Epicuro, então com 36 anos, abriu sua escola em Atenas. Para tal, ele comprara uma casa com jardim e, e em vez de trancafiar-se numa sala com os alunos, preferia ficar ao ar livre, conversando com eles. Observadores da época diziam que não parecia um mestre rodeado se alunos, mas sim um grupo de amigos que filosofavam juntos. Aquele sábio simpático e hospitaleiro se debruçou por uma pergunta que inquieta o homem há séculos: como podemos ser mais felizes? Sua resposta; por meio do prazer. Essa filosofia do prazer influenciou diretamente não só a sociedade grega, mas principalmente a romana, e chegou a ser deturpada ao ser vista como uma busca irrefletida do prazer carnal. Também teve grande influencia sobre a ciência moderna ao estabelecer os alicerces do que seria a teoria atômica.
Vida
Epicuro nasceu em janeiro de 341 a.C., Na ilha de Samos. Sua família fazia parte da nobreza falida de Atenas e viajara para Samos na qualidade de colonos. Seu pai, Néocles, era mestre-escola, e sua mãe, Querestrata, era curndeira e adivinhava o futuro. Ele costumava ir com a mãe á casa de pessoas doentes para afastar o mau-olhado e curar doenças. Essa experiência infantil lhe deu uma boa idéia das crenças e surpetições dos gregos, que ele iria criticar durante em sua filosofia.
Desde pequeno, Epicuro se destacava