Epi informativo
DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL PARA
NÃO ESPECIALISTAS
NOÇÕES SOBRE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL PARA
NÃO ESPECIALISTAS EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO
Embora muita gente ainda não tenha percebido muitas coisas vem mudando em nosso país.
Pode até ser que a conhecida morosidade de nossa justiça e a dificuldade que as pessoas menos esclarecidas encontram para ter acesso a seus direitos cause ainda à grande sensação de que tudo aqui acabe em pizza, mas creiam confiar nisso é algo muito perigoso.
Longe vai o tempo que os direitos eram apenas coisas a serem aprendidas em aulas escolares e que tudo ao final ficava por isso mesmo.
Basta dar uma boa olhada na internet ou mesmo jornais diários para notar a quantidade de ações trabalhistas e para muitas delas as decisões tomadas pela justiça com valores que para aqueles que pagam pode parecer verdadeiro absurdo e por outro lado para aqueles que recebem acabam não devolvendo a vida ou a perda que tiveram.
Nos últimos anos as grandes empresas vêm investindo fortemente em termos de prevenção de acidentes – certamente isso ocorre em parte pela preocupação que tem com a possibilidade de um instante para outro se verem as voltas com algum processo.
Infelizmente esta preocupação ainda não é comum em empresas de médio e pequeno porte ou menos ainda para aqueles que precisando fazer uma obra ou serviço de manutenção contratam empresas ou pessoas sem qualquer critério que seja. Mais do que nunca neste caso a citação de que o barato sai caro é uma verdade bastante palpável. Conhecemos casos de pessoas que de uma hora para outra se viram obrigadas a vender bens para fazer frente a indenizações por acidente do trabalho em suas obras de casas para própria moradia. De tudo temos a certeza de que não há em quaisquer pessoas a intenção de ferir, lesionar ou até mesmo matar a lguém. O que ocorre na verdade é uma grande falta de informação aliada ao valor cultural do sempre foi assim e