Epi em cana de açucar
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
CANA-DE- AÇUCAR
Sumário
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 5
1. EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL 6
1.2 ÓCULOS DE PROTEÇÃO 7
1.3 Proteção para Rosto e cabeça 7
1.4 as luvas de proteção 7
1.5 Perneiras de proteção 8
1.6 sapato de segurança 8
1.7 mangote 8
1.8 ferramentas de trabalho 9
2. AQUISIÇÃO DE EPI 10
3. ARMAZENAMENTO 11
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
INTRODUÇÃO
O uso de equipamentos de proteção individual e das ferramentas de trabalho pelos cortadores da cana - de - açúcar tem como objeto de avaliação, pois gera inúmeros problemas durante a execução da atividade. Segundo representantes da empresa e dos trabalhadores, ambos necessitam de adequação para facilitar o trabalho no corte manual da cana, para torná-los mais seguros e confortáveis.
O objetivo desse trabalho é analisar o uso de equipamentos de proteção individual e das ferramentas de trabalho durante a execução da atividade do corte manual da cana - de - açúcar. Com base na compreensão do desenvolvimento de suas atividades, na aquisição do epis, à armazenagem e a distribuição no setor agrícola.
Destacaram-se as estratégias desenvolvidas pelos cortadores durante a execução da atividade para viabilizar o uso conjunto das ferramentas de trabalho e dos equipamentos de proteção individual prescritos como obrigatórios pela Norma Regulamentadora Rural nº 4 no item 4.6, pois a não utilização dos EPI, além de expor os trabalhadores a riscos constantes, pode levar à demissão por justa causa.
Os EPI existem para proteger a saúde do trabalhador e devem ser testados e aprovados pela autoridade competente para comprovar sua eficácia. O Ministério do Trabalho atesta a qualidade dos EPI disponíveis no mercado através da emissão do