EPC (Event-Driven Process Chain)
Integrated Information Systems) de W. Scheer. Esta ferramenta se insere dentro de um pacote computacional bastante amplo, chamado de ARIS Toolset, que reflete a arquitetura e que é bastante amplo, possibilitando a modelagem integrada de diversos outros aspectos da organização, tais como estrutura organizacional, árvore de objetivos, sistemas de informação, etc.
A figura abaixo mostra esquematicamente como estes diferentes aspectos são integrados na modelagem. Integração de modelos na arquitetura ARIS.
A EPC foi desenvolvida em uma colaboração da empresa IDS (que desenvolveu a ARIS Toolset) com a SAP AG, sendo o componente chave de modelagem de business process do SAP R/3. A figura abaixo mostra um exemplo de modelo de processo utilizando EPC na ARIS Toolset, no contexto de uma aplicação da TransMeth.
A principal crítica com relação a este tipo de ferramenta computacional é sobre o alto custo da ferramenta, a complexidade de utilização e a barreira que este tipo de ferramenta impõe à participação de todos os membros da equipe. Ela dificulta a atividade de "mão na massa", distanciando um pouco as pessoas do modelo gerado.
Uma ferramenta relativamente nova que vem tendo grande aplicação em modelagens de processos industriais é a Value Stream Mapping (ROTHER e SHOOK, 1998) ou Mapeamento da
Linha de Valor. Esta ferramenta foi projetada para ser aplicada manualmente e facilitar, devido à sua simplicidade, uma maior participação das pessoas envolvidas no processo de modelagem.
Processos de Negócio
•Podemos entender “processos de negócio como uma seqüência de passos e decisões, iniciadas em resposta a um evento de negócio, que alcança um resultado específico e mensurável, tanto
para o consumidor do processo como para outros interessados (stakeholder)
•Além