Epc - equipamento de proteção coletiva em laboratorios quimicos
- Capelas de laboratórios químicos
Funciona tipicamente como um sistema de exaustão de gases que, utilizada de forma adequada, evita a inalação ou exposição do operador as substancias manipuladas, que representam riscos a saúde ocupacional.
É constituído por interruptor que fica fora da capela, dessa maneira, não proporciona riscos de faíscas. Possui um exaustor revestido com filtro HEPA que consegue capturar e reter partículas minúsculas por ser constituído de fibras totalmente entrelaçadas e lâmpadas antedetonantes.
- Chuveiro acoplado a lava-olhos É destinado a eliminar ou minimizar os danos causados por acidentes nos olhos, na face ou no corpo do trabalhador. O lava-olho é formado por dois pequenos chuveiros de média pressão, acoplados a uma bacia de aço inox, cujo ângulo permita o direcionamento correto do jato de água na face e nos olhos.
- Coletores de Resíduo I. Para materiais de vidros – Perfurocortantes II. Para luvas, pois elas são descartáveis e não podem ser reutilizadas. III. Para resíduos contaminados IV. Para metais pesados (chumbo, mercúrio, cromo e cádmio) V. Para ácidos e bases – Inorgânicos VI. Para Orgânicos com halogênios VII. Para Orgânicos sem halogênios VIII. Para metais alcalinos IX. Para metais alcalinos terrosos X. Para sais de alumínio XI. Para aromáticos XII. Para metais de transição e seus sais XIII. Para metais preciosos ( Pt, Au, Ag)
- Saídas de Emergência Devem ser bem sinalizadas, de acordo com as regras vigentes.
- Sinalizadores de Segurança
Está relacionado com um objeto, uma atividade ou uma situação determinada, que fornece a indicação ou prescrição relativa à segurança e/ou à saúde do trabalho, por intermédio de uma cor, um sinal luminoso e/ou acústico, uma comunicação verbal e/ou gestual ou uma placa.
Exemplos: - Não pipete com a boca - Diamante de Hommel
Referência