eosina
Nenhuma imagem cadastrada IncluirDescrição Agar EMB (Eosina Azul de Metileno) é recomendado para isolação e diferenciação de bactérias entéricas gram-negativas de amostras clínicas e não clinicas.
APLICAÇÃO E USO:
Agar EMB foi originalmente elaborado por Holt-Harris e Teague (1) e mais tarde modificado por Levine (2). Esse meio e a combinação das formulas de Holt-Harris e Teague e Levine que contem digesto péptico do tecido animal e fosfato como recomendado por Levine e dois carboidratos como sugerido por Holt-Harris e Teague.
Azul de metileno e eosina Y inibem bactérias gram-positivas para um grau limitado. Esses corantes servem como indicadores diferenciais em resposta a fermentação de carboidrato. A razão e eosina e azul de metileno é ajustado aproximadamente a 6:1. Sacarose é adicionada a meio como fonte de carboidrato alternativo bacilos gram-negativos fermentadores de lactose, que na ocasião não fermenta lactose ou fermenta lentamente. Os coliformes produzem colônias preto-púrpura devido ao aceitar o complexo azul de metileno/eosina quando o pH cai. O complexo corante é absorvido para dentro da colônia. Não fermentadores provavelmente aumentam o pH ao redor do meio por desaminação oxidativa de proteínas, que solubiliza o complexo azul de metileno/eosina resultando em colônias incolores (3). Algumas cepas de Salmonella e Shigella não crescem na presença de eosina e azul de metileno. Mais testes são necessários para confirmar os isolados.
Digesto péptico de tecido animal serve como fonte de carbono, nitrogênio e outros nutrientes essenciais para crescimento. Lactose e sacarose são as fontes de energia sendo os carboidratos fermentáveis. Eosina Y e azul de metileno servem indicadores diferenciais. Fosfato tampona o meio.
A amostra teste pode