Enzimas
FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS
BIOQUÍMICA
ENZIMAS
PATOS – PB
JUNHO/2011
FUNDAÇÃO FRANCISCO MASCARENHAS
FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA
PROFESSORA: TALÍCIA BENÍCIO
EQUIPE:
Allan Kleybison
Clara Natalita
Daniele Pitas
Diego Bilac
Kerlly
Mª Cecília
Orquécia
Paulo Nayr
Ricardo Costa
TRABALHO DA DISCIPLINA DE BIOQÍMICA APRESENTADO A PROFESSORA TALÍCIA BENÍCIO COMO PRÉ-REQUESITO TOTAL DO TERCEIRO ESTÁGIO.
PATOS - PB
JUNHO/2011
CONCEITUAÇÃO
As enzimas são substâncias orgânicas, geralmente proteínas, que catalisam reações biológicas pouco espontâneas e muito lentas. O poder catalítico de uma enzima relaciona a velocidade das reações com a energia despendida para que elas aconteçam. Assim, na presença de uma enzima catalisadora, a velocidade da reação é mais rápida e a energia utilizada é menor. Por esse motivo as enzimas praticamente regem todo o funcionamento celular interno, favorecendo o metabolismo anabólico (construção) e catabólico (degradação), bem como externo, através de sinalizadores catalíticos estimulantes ou inibitórios atuantes em outras células (hormônios, por exemplo).
As enzimas convertem uma substância, chamada de substrato, noutra denominada produto, e são extremamente específicas para a reação que catalisam. Isso significa que, em geral, uma enzima catalisa um e só um tipo de reação química. Consequentemente, o tipo de enzimas encontradas numa célula determina o tipo de metabolismo que a célula efetua.
A velocidade da reação catalisada por uma enzima é aumentada devido ao abaixamento da energia de ativação necessária para converter o substrato no produto. O aceleramento da reação pode ser da ordem dos milhões de vezes: por exemplo, a enzima orotidina-5'-fosfato descarboxilase diminui o tempo da reação por ela catalisada de 78 milhões de anos para 25 milissegundos.
Como são catalisadores, as enzimas não são consumidas na reação e não alteram o equilíbrio químico