Enzimas
Explique.
Enzima é uma função específica das proteínas, que catalisam as reações químicas nos sistemas biológicos. As enzimas agem de forma a diminuir essa energia, fazendo com que a reação se inicie precisando de uma menor quantidade de energia (sendo assim com uma velocidade maior da reação catalisada).
2. Por que, em uma reação, as enzimas podem estar presentes em quantidades pequenas em relação à de substrato?
Porque numa reação catalisada as enzimas não alteram o equilíbrio da reação entre o substrato e produto. Elas saturam-se.
3. Caracterize as enzimas quanto à estrutura.
Apenas uma pequena porção da enzima (cerca de 3-4 aa) está envolvida na catálise.
A região que contém os resíduos catalíticos, que se liga ao substrato e desempenha a reação, é denominada de centro ativo.
Algumas enzimas podem ter centros onde se ligam cofatores, e centros alostéricos onde se ligam moduladores (enzimas alostéricas regulatórias).
As enzimas são específicas para o reconhecimento de seus substratos (modelo chave-fechadura e modelo encaixe induzido).
4. Descreva as etapas da catálise enzimática.
A enzima possui um centro ativo que se combina com o composto que irá sofrer a ação enzimática. Esse composto é chamado de substrato. A enzima reage com o substrato de maneira específica, originando os produtos. Além disso, a enzima é regenerada, não sendo consumida na reação.
5. Em que se baseia a classificação das enzimas? Descreva cada uma das classes. As enzimas podem ser classificadas de acordo com vários critérios, o mais importante foi estabelecido pela IUB e estabalece 6 classes:
- Oxidorredutases: Catalisam reações de óxido-redução, removendo átomos de hidrogênio e adicionando átomos de oxigênio. Ex.: desidrogenase, oxidase.
- Transferases: Catalisam transferências de grupos funcionais (amina, fosfato, acil, etc), transferindo grupos metil. Ex.: metiltransferase,