enzimas
1- INTRODUÇÃO
Uma grande variedade de reações bioquímicas, que fazem parte da “vida”, é catalisada pelas enzimas.
Enzimas são catalisadores biológicos (substâncias de origem biológica) capazes de aumentar a velocidade das reações, de modo que esta velocidade se torne compatível com o processo bioquímico, essencial para a manutenção da célula. A manutenção da vida celular depende da ocorrência contínua de uma série de reações químicas que devem ocorrem em velocidades adequadas com à fisiologia.
Grande parte dos compostos químicos existentes na célula é capaz de reagir, potencialmente, uns com os outros, entretanto, nas temperaturas relativamente baixas em que as células vivem, essas reações são praticamente desprezíveis.
As reações químicas do organismo estão sujeitas a certas limitações devido à necessidade de se preservar o ambiente fisiológico, nos tecidos.
Todavia elas efetuam-se com rapidez, mesmo sob condições limites como pH e temperatura, graças aos potentes catalisadores, as enzimas, sem as quais as reações químicas nos sistemas biológicos raramente ocorreriam. Uma grande variedade de enzimas já foi isolada e suas principais propriedades, bem determinadas.
Todas as enzimas são proteínas? - Não, nem todas são proteínas. Existe uma pequeno grupo de moléculas de RNA que apresenta propriedade catalítica.
Quais as principais diferenças entre as enzimas e outros catalisadores? - a velocidade das reações catalisadas por enzimas é cerca de 10-6 a 10-12 vezes maior do que seria sem catalisadores e ainda muitas vezes maior do que seria na presença de outros catalisadores que não são enzimas.
- as reações catalisadas por enzimas ocorrem em condições menos drásticas do que aquelas catalisadas por outros catalisadores, os quais, quase sempre necessitam de temperaturas elevadas e pHs extremos.
- as enzimas apresentam alta especificidade, isto é, são altamente específicas tanto em relação ao substrato como em relação aos produtos