Enzimas
CDD: 589.2
CARACTERIZAÇÃO BIOQUÍMICA DE UMA ENZIMA
EXTRA-CELULAR DE UM FUNGO TERMO-TOLERANTE
BIOCHEMICAL CHARACTERIZATION OF AN EXTRACELLULAR ENZYME OF A HEAT-TOLERANT FUNGUS
WILLIAM BRANDANI DA SILVA1
ROSANE MARINA PERALTA2
1 Professor da UNIPAR
2 Professora da UEM
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo caracterizar bioquimicamente uma enzima amilásica extracelular de um fungo de solo mesófilo (Aspergillus).
Palavras-chave: fungo; amilase; caracterização bioquímica
1. Introdução
As enzimas amilolíticas, hoje, têm um importante papel industrial.
Elas são usadas na produção de xarope de glucose, pela hidrólise do amido da glucose, o qual geralmente é usado na produção do etanol.
Enzimas amilolíticas de fungos termófilos e termotolerantes têm sido
PUBLICATIO UEPG – Biological and Health Sciences, 6 (1): 7-19, 2000.
8 procuradas, pois há passos nos processos industriais que necessitam de enzimas resistentes a temperaturas mais elevadas.
O fungo filamentoso Aspergilus fumigatus é um fungo termotolerante.
Ele produz duas enzimas amilolíticas que foram pouco pesquisadas até o presente momento. Uma cepa foi isolada pela Dra. Rosane Peralta e uma caracterização inicial de suas enzimas extracelulares realizada (PERALTA e DOMINGUES, 1993; PLANCHOT e COLONNA, 1995; HIZUKURI et al., 1988).
2. Materiais e métodos
2.1. Microorganismo
O fungo Aspergillus fumigatus usado foi isolado durante um programa de seleção de microorganismo do solo produtor de amilase (PERALTA e DOMINGUES, 1993) e armazenado em meio ágar-batata a 4º C.
2.1.1. Condições de crescimento
Produção de enzima crua em cultura líquida. A suspensão de esporos foi usada como inóculo erlenmeyer para 250 ml de meio de cultura Voguel
(MONTENECOURT e EVELEIGH, 1977) e farelo de aveia 2% dissolvido no meio. O organismo foi cultivado a 30º C sem agitação. Depois de 6 dias, o micélio foi filtrado sobre papel filtro e estocado a - 15º C para uso posterior.
Purificação de