Enzimas
Com extraordinária especificidade por seus substratos, as enzimas são capazes de distinguir entre dois substratos moleculares à procura de seu sítio ativo específico que funciona no modelo chave-fechadura. Além desta propriedade, Praticamente todas as reações que caracterizam o metabolismo celular são catalisadas por enzimas que, como catalizadores celulares, aceleram a velocidade de uma reação, sem, no entanto participar dela como reagente ou produto, não são consumidas ou alteradas no final da reação e não alteram o equilíbrio químico das reações.
. As enzimas atuam ainda como reguladoras deste conjunto complexo de reações. As enzimas são, portanto, consideradas as unidades funcionais do metabolismo celular.
A desnaturação é por definição a modificação que ocorre na estrutura nativa(proteína no estado normal) de uma proteína, alterando assim suas propriedades. A desnaturação envolve alteração das estruturas quaternárias, terciária e secundária de proteínas, sem que haja rompimento de ligações peptídicas. Existem vários agentes desnaturantes: calor, ácidos, solventes orgânicos, sais de metais pesados e etc.
CISTERNAS, José R.; VARGA, José; MONTE, Osmar. Fundamentos de Bioquímica Experimental. 2.ed. São Paulo: Ateneu, 2001. 276 p.
LEHNINGER, Albert L.; NELSON, David L.; COX, Michael M. Princípios de bioquímica. 3. ed. São Paulo: Sarvier, 2002.