Enzimas
Enzimas são catalisadores biológicos, formados por longas cadeias de moléculas pequenas, chamadas de aminoácidos. São portanto um tipo de proteína com função catalítica, sendo encontradas em todos os seres vivos. Sua função é viabilizar a atividade das células, quebrando moléculas ou juntando-as para formar novos compostos. Possuem uma condição de alta especificidade ao seu substrato em condições moderadas. Algumas enzimas são específicas para determinado tipo de ligação química, como por exemplo, a capacidade da &-amilase de romper unicamente as ligações α1,4 das moléculas de amido.
As reações enzimáticas são muito importantes em alimentos, podendo ser tanto benéficas, quanto prejudiciais. O amaciamento da carne, promovido pela enzima bromelina do abacaxi, e o aroma da cebola, proporcionado pela alinase, são bons exemplos de efeitos interessantes dessas macromoléculas. A mesma coisa não pode ser dita quando tratamos do escurecimento de frutas como banana ou maçã, quando expostas ao ar. Esse escurecimento enzimático é causado pela polifenoloxidase e também pode ser observado na batata e outros vegetais de cor clara.
As enzimas catalase e peroxidase também são exemplos de enzimas de grande interesse na área de alimentos. Elas ocorrem em plantas, animais e microrganismos. Nos animais e vegetais, acredita-se que a função delas é proteger os tecidos contra os efeitos tóxicos da água oxigenada (H2O2) formada durante o metabolismo celular, uma vez que aceleram a decomposição dessa substância em H2O e O2.
Objetivou-se com este trabalho extrair a enzima urease, assim como fazer alguns ensaios químicos e bioquímicos característicos para urease, caracterizar a enzima, fazer testes da atividade, desnaturar pelo calor, inibir a enzima por sais de mercúrio e determinar a especificidade da enzima. 2. METARIAIS E MÉTODOS
2.1 MATERIAIS
2.1.1. REAÇÃO DO BIURETO
• Tubos de ensaio
• Água destilada
• Biureto
• Urease
• Tripé
• Tela de amianto
•