ENZIMAS
1.COMO SE CLASSIFICA AS PROTEÍNAS? * Quanto a Composição:
. Proteínas Simples - Por hidrólise liberam apenas aminoácidos. . Proteínas Conjugadas - Por hidrólise liberam aminoácidos mais um radical não peptídico, denominado grupo prostético. Ex: metaloproteínas, hemeproteínas, lipoproteínas, glicoproteínas, etc.
*Quanto ao Número de Cadeias Polipeptídicas: . Proteínas Monoméricas - Formadas por apenas uma cadeia polipeptídica. . Proteínas Oligoméricas - Formadas por mais de uma cadeia polipeptídica; São as proteínas de estrutura e função mais complexas. *Quanto à Forma:
. Proteínas Fibrosas - A maioria insolúveis nos solventes aquosos com pesos moleculares muito elevados. São formadas geralmente por longas moléculas +/- retilíneas e paralelas ao eixo da fibra (proteínas de estrutura-colágeno do conjuntivo, as queratinas dos cabelos, a fibrina do soro sanguíneo ou a miosina dos músculos). Algumas proteínas fibrosas, porém, possuem estrutura diferente - helicoidal ( tubulinas).
. Proteínas Globulares - Estrutura espacial mais complexa, são +/- esféricas. São geralmente solúveis nos solventes aquosos com pesos moleculares entre 10.000 e vários milhões (enzimas, transportadores como a hemoglobina, etc.)
2.DEFINIR GRUPO PROSTÉTICO. CITE 3 TIPOS DE PROTEÍNAS CONJUGADAS COM SEUS RESPECTIVOS GRUPOS PROSTÉTICOS.
Um grupo prostético é um componente de natureza não-proteica de proteínas conjugadas, que é essencial para a atividade biológica dessas proteínas. Os grupos prostéticos podem ser orgânicos (como por exemplo, uma vitamina ou um açúcar) ou inorgânicos (por exemplo, um íon metálico) e encontram-se ligados de forma firme à cadeia polipeptídica, muitas vezes através de ligações covalentes. Uma proteína despojada do seu grupo prostético é uma apoproteína, designando-se por vezes a proteína com grupo prostético como holoproteína.
Proteínas conjugadas
Grupos prostéticos
exemplos