Enzimas e Hormonios
PRONATEC
ADMILSON DO NASCIMENTO
CARLOS KLEPSON
EDISON MARQUES
JÉSSICA BRUNA
NÍVIA MARIA
PATRICIA DE OLIVEIRA
ROSIANE FERREIRA
ENZIMAS E HORMÔNIOS
RECIFE – 2014
SUMÁRIO
1.0 INTRODUÇÃO
A vida depende da realização de inúmeras reações químicas que ocorrem no interior das células e também fora delas (em cavidades de órgãos, por exemplo). Por outro lado, todas essas reações dependem, para a sua realização, da existência de uma determinada enzima.
2.0 ASPECTOS CONCEITUAIS A CERCA DE ENZIMAS E HORMÔNIOS Para manter algumas ações do nosso organismo funcionando adequadamente é de extrema importância que os níveis de enzimáticos estejam equilibrados, bem como o sistema hormonal.
2.1 Enzimas
As enzimas são substâncias do grupo das proteínas e atuam como catalisadores de reações químicas. Mas para que ocorra uma reação química entre duas substâncias orgânicas que estão na mesma solução é preciso fornecer uma certa quantidade de energia, geralmente, na forma de calor, que favoreça o encontro e a colisão entre elas.
A energia também é necessária para romper ligações químicas existentes entre os átomos de cada substância, favorecendo, assim a ocorrência de outras ligações químicas e a síntese de uma nova substância a partir das duas iniciais. A enzima provoca uma diminuição da energia de ativação necessária para que uma reação química aconteça e isso facilita a ocorrência da reação
2.1.1 Para que servem
Essas pequenas proteínas são de extrema importância para o funcionamento de nosso organismo, sem elas nosso corpo se tornaria paralisado e perderia suas funções. Sem essas partículas as funções das vitaminas e minerais se tornariam inexistente.
Elas desempenham papéis essenciais como:
Atuam no processo de digestão dos alimentos, conhecidas como “enzimas digestivas” e na absorção dos alimentos; Desempenham a função de