Enzimas e Coenzimas
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG
CURSO DE MEDICINA
MEMBRANAS, VITAMINAS E COENZIMAS.
GURUPI – TO
MARÇO, 2012.
MEMBRANAS, VITAMINAS E COENZIMAS
Trabalho apresentadoà disciplina de Bioquímica como parte de requisitos para obtenção da nota do 1º bimestre.
Professor: Dr. JoaquimPenoni
GURUPI – TO
MARÇO, 2012.
Sumário
Páginas
1 INTRODUÇÃO
4
2 MEMBRANAS
3 VITAMINAS E COENZIMAS
5
11
4 CONCLUSÂO
5 REFERENCIAS
16
INTRODUÇÃO
Membrana plasmática é uma película finíssima e muito frágil composta, principalmente, por fosfolipídios e proteínas. Ela tem importantes funções na célula, e uma delas é isolar a célula do meio externo. Seu tamanho é tão pequeno que se a célula fosse aumentada ao tamanho de uma laranja, a membrana seria mais fina do que uma folha de papel de seda. Água, substâncias nutritivas e gás oxigênio são capazes de entrar com facilidade através da membrana, que permite a saída de gás carbônico e de resíduos produzidos dentro da célula.
A membrana é capaz de atrair substâncias úteis, e de dificultar a entrada de substâncias indesejáveis. Exercendo assim um rigoroso controle no trânsito através das fronteiras da célula. É comum compará-la a um "portão" por suas funções e a um saco plástico pela sua aparência.
As vitaminas são compostos orgânicos, presentes nos alimentos, essenciais para o funcionamento normal do metabolismo, e em caso de falta pode levar a doenças. Não podem ser digeridas pelo ser humano, exceto em quantidades não suficientes. A disfunção de vitaminas no corpo é chamada de hipovitaminose ou avitaminose. O excesso pode trazer problemas, no caso das vitaminas lipossolúveis, de mais difícil eliminação, é chamado de hipervitaminose.