ENZIMAS NUTRI O
1.- INTRODUÇÃO
Praticamente todas as reações no organismo tem a participação de enzimas – proteínas catalisadoras que aumentam a velocidade das reações, sem sofrerem alterações estruturais, reduzindo ou dispensando energia de ativação externa para que o processo se realize. As enzimas canalizam seletivamente os reagentes (substratos) para rotas úteis, dirigindo todos os eventos metabólicos.
2.- NOMENCLATURA
- Nome do substrato com sufixo “ase”: maltase, sacarase, lactase, fumarase, etc. - Tipo de reação com sufixo “ase”: Desaminase, desidrogenase, descarboxilase, etc.
- Nome do substrato + tipo de reação com sufixo “ase”: Lactato desidrogenase, fosfohexose isomerase, piruvato carboxilase, etc.
- Nomes especiais terminados em “ina”: pepsina, tripsina, ptialina, etc.
3.- SUBSTRATO
É a substância que sofre a ação da enzima transformando-se no produto ou produtos da reação. Para ocorrer a transformação, o substrato (S) precisa ligar-se à molécula da enzima(E) formando o complexo enzima-substrato (ES).
Sob esta forma de complexo, o substrato sofrerá modificação estrutural, dando origem ao produto (P) que se desprenderá da molécula enzimática. Esta, encontrando-se regenerada, poderá ligar-se novamente a outra molécula de substrato, para transformá-la em produto:
4.- CENTRO ATIVO
As moléculas de enzimas contém um “bolsão” ou fenda especial denominado centro ou sítio ativo. O centro ativo contém cadeias laterais de aminoácidos que criam uma superfície tridimensional complementar ao substrato. Através do centro ativo é que o substrato fica estabilizado na enzima durante o complexo ES –enzima-substrato- para ser transformado no produto da reação. O sítio ativo não é um receptáculo passivo para a ligação do substrato, mas sim, uma máquina molecular complexa empregando uma diversidade de mecanismos químicos para facilitar a conversão