enzimas do organismo e onde atuam.
Enzimas são substâncias que facilitam a ocorrência de algumas reações químicas no organismo sem, no entanto sofrer alterações em sua composição. Atuam como catalizadores orgânicos, ou seja, aumentam a velocidade das reações. Nos processos químicos da digestão, ocorrem transformações químicas, nas quais as moléculas dos alimentos são decompostos em outras mais simples, graças à ação das enzimas presentes nos sucos digestivos.
Quando o organismo não produz certos tipos de enzimas podem surgir vários problemas no metabolismo. O teste do pezinho, obrigatório nas maternidades do Brasil, detecta a fenilcetonúria – incapacidade de produção da enzima necessária para transformação do aminoácido fenilalanina, em tirosina. O acúmulo de fenilalanina no organismo causa danos ao Sistema Nervoso Central.
Características das enzimas
O nosso corpo produz vários tipos de enzimas digestivas. As enzimas são extremamente específicas, isto é atuam somente sobre um determinado composto e efetuam sempre o mesmo tipo de reação. O composto sobre o qual a enzima age é genericamente denominado substrato. A grande especificidade enzima-substrato está relacionada à forma tridimensional de ambos. Eles se encaixam perfeitamente como chaves (enzimas) em fechaduras (substratos). Essa teoria da atividade enzimática é denominada Teoria da Chave-Fechadura.
Outra característica importante das enzimas é que, após ocorrer as reações, permanecem intactas, podendo participar várias vezes do mesmo tipo de reação, em intervalo de tempo pequeno. A eficiência de uma molécula de enzima é muito grande. Estima-se que, em geral, uma molécula de enzima seja capaz de converter 1000 moléculas de substrato em seus respectivos produtos, em apenas um minuto. Essa é outra característica das enzimas: elas estão presentes em pequenas quantidades no organismo.
Atuação de algumas enzimas
Amilase – atuam sobre os amidos;
DNA polimerase – catalisa a duplicação do DNA;DNA polimerase – catalisa a