Enzima
As enzimas são catalisadores biológicos que aceleram reações químicas dos seres vivos, pela diminuição da energia de ativação, isto é, diminuição da energia necessária para a realização das reações químicas. Como consequência, as reações que ocorrem no interior dos organismos não necessitam de altas temperaturas para ocorrer. Em laboratório, reações químicas que demoravam variam horas para acontecer, com o auxilio de enzimas, podem se realizar em poucos segundos.
As enzimas podem ser classificadas de acordo com o local de ação:
-endocelular: enzimas produzidas no interior das células, onde vão agir, catalisando reações da própria célula;
-ectocelulares: são enzimas produzidas no interior das células que atuam fora das mesmas, como é o caso das enzimas digestivas.
Composição química das enzimas
Simples: enzimas formadas apenas por aminoácidos, interligados por ligações peptídicas.
Conjugadas: são enzimas que apresentam uma parte poroteíca (chamada de apoenzima ) e uma porção não proteica ou radical prosictico ( chamada de coenzima). A apoenzima e a coenzima não agem separadamente, somente quando associadas, formando uma unidade (a noicoenzima). Alguns hormônios e vitaminas atuam como coenzimas no nosso organismo.
Características das enzimas
Especificidade do substrato: as enzimas são especificas, ou seja, uma dada enzima, catalisa apenas um tipo de reação química, ou um pequeno grupo de reações que possuam características semelhantes. A especificidade deve-se a estrutura terciária da enzima, que contem pequenos pontos de encaixe são denominados sítios ativos, ou centros ativos, e encaixam-se temporariamente com os reagentes,fazendo com que se aproximem, entrem em contato e reajam mais rapidamente.
Pelo fato de ocorrer um encaixe especifico entre enzimas e reagentes, a denominação de ação é do tipo chave fechadura.
Modelo chave fechadura : que prevê um encaixe perfeito de substrato no sitio de ligação, que seria rígido como uma fechadura. No