Enzima
Objetivo identificar aminoácidos de um cromatograma calculando seu fator de retenção RF
Aminoácidos utilizados
Ácido glutâmico
Leucina
Lisina
Procedimentos
Cortou-se o papel filtro, utilizando uma régua faz duas margens uma superior e uma inferior marcar três pontos sobre a margem inferior nomeá-los a lápis e tocou-se com a ponta do tubo capilar, contendo a solução de cada aminoácido cada um em seu respectivo nome deixando escoar um pouco da solução. colocou-se dentro de um becker contendo n- butanol/ácido acético glacial/água tampou-se o becker deixando o solvente migrar 10 cm. Retirou-se o papel e marcou-se linha de frente do solvente. lavou-se com solução de ninidrina em acetona e levou-se à estufa por alguns segundos. Delimitou-se com lápis as manchas que aparecem no papel.
Resultados do RF
Ácido glutâmico RF= 0,31
Leucina RF=0,61
Lisina RF=0,23
A cromatografia permite a separação dos aminoácidos através do cálculo da distância de locomoção devido à reação de polaridade entre os aminoácidos e o solvente. O soluto (com aminoácido) move-se na direção do fluxo do solvente a uma velocidade que dependerá de sua atração, seja pela fase aquosa estacionária (Polar) ou pela fase solvente em movimento (Apolar). A atração do soluto pela fase orgânica (Apolar) implica uma velocidade maior de migração, em outras palavras, uma maior distância percorrida.
Após a revelação do cromatograma, medimos a distância percorrida por cada aminoácido e o RF terá o resultado da divisão entre o espaço percorrido pelo aminoácido e o espaço do solvente. Em caso de valores muito próximos de RF, para uma melhor identificação do aminoácido