Envisat
Aluno: Marlos Sérgio Tizoni Goes Jr.
Satélite: Envisat
Envisat
O Envisat é o maior satélite de observação da Terra construído até agora. É constituído por 10 instrumentos que lhe permitem uma análise rigorosa da atmosfera, continentes, oceanos e gelo do planeta. Os dados recolhidos pelo Envisat são utilizados para o estudo científico da Terra, análise ambiental e alterações climáticas.
Os dados enviados pelo Envisat estão a ser utilizados também para o projeto GLOBCOVER que visa produzir um mapa global de cobertura territorial com uma resolução três vezes mais nítida do que qualquer mapa de satélite anterior.
Características
Lançamento - 1 de Março de 2002, da base de Kourou na Guiana Francesa
Lançador - Ariane 5
Peso - 8211 kg
Dimensões - 10m x 4m x 4m
Potência elétrica - 6,5 KW
Número de instrumentos - 10
Altitude da órbita - 800 km
Tipo de órbita - Circular Heliosíncrona
Tempo de órbita - 101 minutos
Cobertura - Global
Instrumentos
AATSR (Advanced Along Track Scanning Radiometer)
O principal objetivo deste instrumento é garantir a continuidade dos dados obtidos através dos instrumentos ATSR-1 e ATSR-2 presentes, respectivamente, nos satélites ERS-1 e ERS-2, relativos à leitura precisa do nível de temperatura da superfície dos mares.
Devido às suas características, este instrumento permite ainda outros tipos de medições relativas ao solo (como pode ser o caso da vegetação, onde pode medir parâmetros como a biomassa, o grau de crescimento e de saúde, e a mistura), ou às nuvens (onde poderá medir a distribuição do tamanho das partículas, ou o raio água/gelo).
LRR (Laser RetroReflector)
Este não é verdadeiramente um instrumento para efetuar medições da Terra. Serve para se obter uma medição rigorosa da posição do satélite, e não é mais que um refletor de lasers de alta potência periódicos transmitidos pelas estações terrestres, cuja posição é fixa e conhecida, e que ao receber o laser