Envie presentes para obter mais opiniões!
484 palavras
2 páginas
Liderança é pôr a mão na massa e caminhar à frente das pessoas, estimulando-as com o nosso exemplo de vida. O maior inimigo da liderança não é a mediocridade, mas a pseudo-liderança dos teóricos. “Quem possui uma coleção desse tipo – diz o general, olhando a vitrine de armas e projéteis – nunca colocou os pés num campo de batalha. Para eles, uma bala é apenas um artefato de museu, mas para um veterano, uma bala representa a tremenda dor causada a um infeliz”. Lembro que esta cena me comoveu muito já na primeira vez em que assisti “A Última Fortaleza”. Na ocasião, eu não saberia identificar o motivo de minha emoção, hoje, porém, vejo com clareza que estava relacionada com o meu desgastante convívio com os “teóricos” – teóricos da educação, teóricos da saúde, teóricos da própria vida!!! –, convívio que se me afigurava nauseante, e que lhe caia como uma luva aquelas sábias palavras do general prisioneiro – “para eles, uma bala é apenas um artefato de museu, mas para um veterano, uma bala representa a tremenda dor causada a um infeliz”.
fortaleza_3Liderança é “individualizar” cada pessoa que se encontra sob nossa responsabilidade, identificando e concentrando-se no lado bom de cada um para lembrar-lhes as suas potencialidades. Só desse modo é possível comandar um time: “É preciso comprar as pessoas na alta e apostar que vão subir ainda mais ” – ouvi certa vez alguém comentar. Não existe outro modo de liderar senão atentar às particularidades de cada pessoa, tratando desigualmente cada um, na medida de suas desigualdades. Caso contrário, não seremos líderes, mas boiadeiros que se dedicam apenas a tocar gado.
Há quem tenha como único objetivo na vida conservar o poder que exerce sobre certas pessoas que gravitam seu entorno por razões profissionais ou sociais. Quem assim vive, não trata seus próximos como uma “equipe de colaboradores”, mas como um “grupo de servidores” que devem ser conduzidos com muita cautela, sob pena de um dia se converterem em ameaça real à