Envelhecimento
CURSO TECNICO EM ENFERMAGEM
Leilaine Leopoldino
Envelhecimento
Psicologia aplicada a Enfermagem
Prof. Poliana
Três Pontas
2011
COOPERSULMINAS – escola técnica do sul de minas – três pontas | ENVELHECIMENTO | | | Leilaine Leopoldino | Três Pontas - 2011 | Este trabalho tem por objetivo compreender o processo de envelhecimento, físico e psicológico. Entender um pouco sobre o mundo dos idosos, suas fraquezas, anseios, assim como seus direitos conquistados com o Estatuto do idoso, seu lugar na família e sociedade. O envelhecimento é um processo pelo qual todo ser vivo passa. Deve ser visto como uma fase diferente da vida, e não como um fardo. Se alegrar por perceber o quão foi longe, onde muitos ficam pelo caminho, sem a chance de desfrutar da ultima fase da vida. Envelhecer é uma arte. Está nas mãos optar por um jardim colorido ou num borrão acinzentado. |
Sumário
Introdução04
Envelhecimento05
Aspectos Fisiológicos06
Aspecto Psicológico09
O idoso na família11
Preconceito contra o idoso13
O Estatuto do Idoso16
Conclusão18
Referências bibliográficas19
Introdução
Em muitas culturas e civilizações, o idoso é visto com respeito e veneração: representa a experiência, o valioso saber acumulado ao longo dos anos, a prudência e a reflexão. A sociedade urbana moderna transformou essa condição, pois a atividade e o ritmo acelerado da vida marginalizam aqueles que não os acompanham.
A Terceira Idade é o último período da evolução natural da vida. Implica um conjunto de situações -- biológicas e fisiológicas, mas também psicológicas, sociais, econômicas e políticas -- que compõem o cotidiano das pessoas que vivem essa fase.
O Brasil, que durante décadas foi apontado como um país jovem vai aos poucos, enxergando uma imagem mais madura na frente do espelho. Segundo o Censo de 2000, do IBGE, menos da metade da população (49,7%) está abaixo dos 24 anos.