envelhecimento
O processo de envelhecimento pode ocorrer tanto por causas genéticas, mudanças hormonais associadas à menopausa, quanto por influências ambientais, como luz solar, vento, umidade, doenças dermatológicas, fumo, álcool, alimentação.
As modificações da pele que ocorrem pelo envelhecimento intrínseco levam a ressecamento, flacidez, alterações vasculares, rugas e diminuição da espessura da pele. O envelhecimento cutâneo devido à exposição ao sol é conhecido como "fotoenvelhecimento" e conduz à degeneração das fibras elásticas e colágenas, ao aparecimento de manchas pigmentadas e à ocorrência de lesões pré-malignas ou malignas. A radiação UV propicia a formação dos radicais livres produzidos e, com isso, eleva o número de lesões oxidativas não reparadas, que alteram o metabolismo e são responsáveis pelo envelhecimento precoce, e elevam o risco de aparecimento de câncer de pele.
2 TEORIAS DO ENVELHECIMENTO
As teorias biológicas do envelhecimento têm sido classificadas de várias formas, sendo frequente em dois grupos: teorias programadas e teorias estocásticas, as teorias programadas é a existência de "relógios biológicos” que