envelhecimento população
O envelhecimento da população vem ocorrendo de forma muito acentuada em países em desenvolvimento. Os idosos convivem mais frequentemente com problemas crônicos de saúde, o que os leva a uma maior utilização de serviços de saúde e a um elevado consumo de medicamentos. Esse consumo elevado de medicamentos acarreta riscos à saúde, sendo diversos os fatores que concorrem para isso. Num aspecto mais geral, destacam-se as modificações na farmacocinética de vários medicamentos em virtude de alterações fisiológicas associadas ao envelhecimento.
Este trabalho denota a interpretação discente de um caso que envolve critérios universais, sendo possíveis interpretações diferenciadas, mas ao mesmo tempo inter-relacionadas. Temos neste caso, desde problemas como acidentes e as complicações trazidas por ele, até questões como: HAS, Intoxicação digitálica, Incontinência urinária, arritmia.
Devido a este quadro complexo, temos uma situação de aplicabilidade essencial ao desenvolvimento discente, sendo necessário para compreensão do conceito de transdisciplinaridade na saúde.
2. OBJETIVO
Realizar a aplicação da assistência de enfermagem, por meio de um estudo de caso transdisciplinar.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Trata-se de um estudo de caso transdisciplinar exploratório que visa uma investigação qualitativa. Foi realizado através de um estudo bibliográfico, por consultas em livros na biblioteca e por artigos científicos através da internet.
4. APRESENTAÇÃO DE DADOS
4.1 Entrevista
Hipertensa e cardiopata, faz uso continuo de medicações, como Atenol 25mg 1X dia, Maleato de Maleato de Enalapril 10 mg 2x dia, Cilostazol 2x ao dia e Digoxina 1x ao dia. Edema de MMII e Doença Arterial Crônica, dificuldade para se locomover sozinha ou ficar em pé. Úlcera arterial aberta, exsudato abundante em MIE. Refere que se sente cansada, não trata a lesão adequadamente por não possuir condições