Envelhecimento no trabalho
Significado do Trabalho e Envelhecimento: Estudando os Gerentes Aposentados.
Percebe-se pelos dados apresentados no artigo, que a proporção de pessoas com mais de 50 anos vem aumentando no mundo, e a continuidade de trabalho após o envelhecimento melhora as condições de saúde destes. Para muitos a fonte de felicidade é o trabalho, e este é essencial para suas vidas.
A dimensão do trabalho como fonte de prazer está ligada a outras questões, como a saúde e a realização pessoal. O trabalho está associado a convivência com outras pessoas, participando de grupos e construindo relações que são fundamentais para o dia a dia das pessoas.
As pessoas não querem parar de trabalhar, pois o trabalho é a parte central de suas vidas, e parar de trabalhar significa parar com a vida. O trabalho é a fonte de dignidade, e com o passar dos anos a preocupação com o envelhecimento e com a incapacidade funcional aumenta.
Mesmo reconhecendo que, com o envelhecimento o cansaço aparece, parar de trabalhar não faz parte do plano de vida destas pessoas, pois a maioria delas não está preparada para acordar um dia de manhã e não ter para onde ir. Na verdade a aposentadoria é uma coisa que deveria ser planejada pelos trabalhadores, ou seja, não deveríamos deixar as coisas irem acontecendo sem planejamento para que quando chegasse a hora a pessoa estivesse psicológica e financeiramente preparada
Contudo, pode-se observar que, para a maioria das pessoas com mais de 50 anos, e que sempre trabalharam, parar com o trabalho significa perder a identidade, ou para os mais radicais perder a própria vida, a continuidade do trabalho significa reduzir os efeitos sociais e físicos do envelhecimento, sem contar que a maioria destas pessoas tem que continuar trabalhando após aposentadoria por não terem uma estabilidade financeira estabelecida durante os anos de trabalho.
Referências:
MARRA, Adriana Ventola: SOUZA, Mariana Mayumi Pereira de. Significado do Trabalho e Envelhecimento: