Envelhecimento da populaçao
Dentre os 20 grupos de trabalho, o tema desta pesquisa é O Brasil de cabelos brancos, sob o número 11.
1.4 Situação-problema e Objetivo
De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), se a população brasileira continuar evoluindo como no ritmo atual, a partir de 2030 estará muito envelhecida. Portanto, a situação-problema desta pesquisa é analisar quais são os fatores que contribuem para o rápido envelhecimento da população, suas consequências e como o governo e a sociedade estão se preparando para lidar com essa transição demográfica eminente.
Os objetivos são analisar os resultados do ultimo censo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, quanto a população idosa no Brasil, entender os motivos que levaram ao aumento dessa população, conhecer os caminhos, métodos e projetos que estão sendo traçados para receber essa parte da população que tende a aumentar significamente nos próximos anos e por fim, despertar o interesse e a sensibilidade dos alunos para com a expressiva parcela de idosos da nossa sociedade.
1.5 Hipóteses e contextualização
As hipóteses que explicam o rápido envelhecimento da população idosa no Brasil são a diminuição da taxa de fecundidade devido à entrada da mulher no mercado de trabalho e o aumento da expectativa de vida no país.
As consequências desse envelhecimento são os inúmeros desafios que o Brasil enfrentará com a promoção da saúde, dos asilos e da aposentadoria. Esse último acontecerá devido ao número da população economicamente ativa que será muito menor do que o número de aposentados. Assim, o governo não terá dinheiro para sustentar a aposentadoria no país, caso ela permaneça nos moldes atuais. Por isso o governo deve rever sua legislação e realizar mudanças na gestão. Por outro lado, algumas medidas já estão sendo tomadas para melhorar a qualidade de vida do idoso. Uma delas é a construção de novas casas de idosos.
1.6 Metodologia