envasadora de água mineral
Um produto puro, natural e sem contra-indicações, um produto essencial à vida. Qualidades como estas visam incluir a água mineral na lista permanente de compras do consumidor brasileiro. Parece simples, mas captação de água mineral é uma tarefa complicada. O controle sanitário necessário para captação, armazenamento e engarrafamento do produto requer cuidados especiais.
Normalmente, a água é captada em mananciais naturais, a 100, 200, 300 e até 400 metros do solo. Também pode haver a captação na superfície.
O maior desafio para as empresas está, justamente, no controle sanitário, para evitar contaminação, o que exige a manutenção intensa dos equipamentos e o controle ininterrupto da água. O ideal seria que todas as empresas efetuassem controle diário da água, analisada pelos laboratórios. O cuidado com a embalagem, fundamental em qualquer produto alimentício, acaba sendo primordial no caso da água mineral. Há alguns casos em que o plástico utilizado como embalagem acaba interferindo no sabor do produto, dependendo da variação de temperatura.
Logicamente, isso não ocorre nas embalagens de vidro, com os procedimentos básicos de limpeza prévia, em garrafas do tipo PET e outras de boa qualidade.
É bom lembrar que o trabalho individual de cada fabricante e distribuidor em sua região, somado à publicidade nacional, é que irá consolidar e expandir o consumo de água mineral no País.
A disputa pelo mercado está cada dia mais acirrada, com a introdução de novas marcas, muitas das quais de propriedade de empresas de pequeno porte e familiares.
Um dos maiores obstáculos para a elevação do consumo interno no setor é a falta de investimentos para a melhoria da qualidade do produto.
A falta de hábito, o baixo poder aquisitivo e a ausência de cultura para o sabor da água mineral são apontados pelos industriais como fatores que inibem o consumo no Brasil.
Afinal, preço não pode ser considerado um