Enurese
Enurese é mais conhecido como o famoso xixi na cama. Entre 5% a 10% das crianças com menos de 10 anos apresenta a enurese,o que é mais comum em meninos.
A enurese é dividida em primária e secundária ,sendo a enurese primária,quando a criança depois dos 5 anos,não consegue controlar a urina durante a noite por mais de 6 meses.Já a secundária aparece na maior parte dos caos,quando existe mudanças na vida da crianças que lhe causam ansiedade,tristeza ou preocupação.A separação dos pais,o nascimento do irmão ou até a entrada da criança na escola pela primeira vez.
E porque isso acontece?
Na maioria das vezes a criança ingere muito liquido durante o dia,sendo assim o cérebro dela entende que se a bexiga está cheia,é por que é hora de urinar.Alguns problemas neste caminho podem causar a enurese:
*Sono profundo
*Produção excessiva de urina durante a noite
*Bexiga muito reativa, que contrai e expulsa facilmente a urina.
Sintomas durante o dia,como urgência para fazer xixi ou alterações do jato urinário podem indicar uma disfunção urinária associada à enurese e precisam de tratamento individualizado.
Dicas
Os pais devem explicar para as crianças que a enurese é involuntária e que ela não tem culpa.
Também devem fazer que a criança tenha corajem de manter suas atividades socias.Proibir totalmente os líquidos e principalmente à noite não é uma boa ideia.
Beber os líquidos a cada 2 ou 3 horas durante o dia, ajuda bastante a diminuir a sede na noite.E durante o dia, fazer xixi a cada 2 ou 3 horas também.
Faça que a própria criança anote os dias que não houve a enurese, porque estimula e ajuda acompanhar os processos obtidos.
A enurese cura espontaneamente na maioria das vezes. Tratamentos mais ativos são recomendados após os 6 ou 7 anos de idade quando persistirem.Neste caso o médico pode oferecer várias alternativas seguras e com sucesso.
Conclusão:
Percebemos que neste conteúdo que acabamos de apresentar, nem sempre sabemos como lidar com este tipo de