entrvista
PRÁTICA PEDAGÓGICA
CARIACIACA 13 DE NOVEMBRO DE 2013
FABIANA LIMA DE CARLI FEU
PRÁTICA PEDAGÓGICA
CARIACIACA 13 DE NOVEMBRO DE 2013
1 Prática Pedagógica
No processo de análise da relação entre prática profissional do diretor observada e o processo docente, procurou-se refletir com mais profundidade acerca do projeto político-pedagógico da escola, buscando captar seu real significado para transformação da relação educativa e da escola com um todo, na construção democrática de uma escola de qualidade e, notadamente, avaliar como os atores escolares o consideram.
O projeto pedagógico é importante para a organização e acompanhamento do processo educativo, porque se destina, sobretudo, a orientar o processo ensino- aprendizagem, esta escola tem o projeto com aplicabilidade demonstrando que juntos podem sim fazer uma escola renovada, pois as dificuldades são muitas, mas unidos podem colocar em pratica de forma democrática, é uma proposta organizada, que deve ser planejada dentro da escola, devendo refletir-se nela como um todo.
Suas possibilidades de estimular a mudança estão na medida de sua construção, pois só o corpo escolar tende a ser capaz de atribuir-lhes uma identidade, condição fundamental para a construção de sua organização e rumos, sem descuidar do apoio do Sistema de Ensino, com vistas a manter a governabilidade do processo. Não é tarefa simples, porque a escola é um micromundo onde se reproduzem e ajudam a reproduzir a sociedade, com suas contradições e disputas de poder.
Participar ainda é um processo novo não só para os atores escolares como para grande parte dos cidadãos brasileiros. Além disso, é preciso considerar-se que o projeto pedagógico só adquire capacidade pelas ações do dia-a-dia da escola, o que exige mudanças subjetivas e