ENTREVISTAS PRATICAS DOCENTE EJA
ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
ANÁLISE DE TRANSCRIÇÃO DA ENTREVISTA
PEDAGOGIA: CENÁRIOS DA CARREIRA
SÃO LEOPOLDO, 19 DE JUNHO DE 2012.
APRESENTAÇÃO
Esta é uma análise de uma entrevista feita por alunas do curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, as quais entrevistaram uma pedagoga formada pela mesma universidade. A entrevista diz respeito aos principais desafios encontrados na EJA (Educação de Jovens e Adultos). Irei analisar algumas partes da entrevista com embasamento teórico em citações de alguns textos já lidos em aula e em discussões feitas no grande grupo com o acompanhamento Professora Viviane Klaus, na atividade acadêmica Pedagogia: Cenários da Carreira.
ELEMENTOS DA ANÁLISE
Nesta análise irei destacar assuntos que achei de maior importância nas perguntas e respostas que foram feitas ao decorrer da entrevista. Entre eles:
Formação específica para lecionar no EJA.
Formação específica para a atuação no EVAM (Ensino Virtual de Aprendizagem Multimídia), o qual é a área onde a pedagoga entrevistada atua.
O que a pedagoga entende por ser saberes pedagógicos.
Os principais desafios encontrados pela pedagoga na EJA: desistência, indisciplina, desinteresse, cansaço, etc...
E finalmente, nas considerações finais, irei frisar sobre a postura da pedagoga formada e da postura acadêmica das colegas que fizeram a entrevista.
CONTEXTUALIZAÇÃO
Na entrevista, percebei que na época que a pedagoga fazia o curso, optou por fazer a sua especialização em Séries Iniciais, porém, está atualmente lecionando no EVAM com as turmas do EJA, por uma necessidade da escola.
“Sou formada em Pedagogia pela UNISINOS [...] quando fiz a pedagogia [...] era ênfase em Educação de Jovens e Adultos. Só que daí eu fiz em Séries Iniciais [...]”. (PEDAGOGA, 2012, pag. 1).
Porém, segundo Marco de Belém, documento para a realização da VI CONFINTEA, no item QUALIDADE, há a questão da formação do