Entrevista
As análises podem ser realizadas por vários profissionais diferentes como: farmacêuticos, bioquímicos, médicos patologistas clínicos, ou biomédicos, sendo que esses devem ter previamente o conhecimento necessário na área de análise clínica conforme as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária que é o órgão fiscalizador.
O setor também sofre intensa regulação da Agência de Vigilância Sanitária – Anvisa, do Ministério da Saúde, das Secretarias Estaduais de Saúde, dos órgãos de classe e da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Já as vendas são relativamente estáveis ao longo do ano, com baixa sazonalidade e pouco afetadas por crises econômicas, por se tratar de um produto de primeira necessidade.
É de fundamental importância a elaboração de um plano de negócio bastante criterioso. Para a construção desse plano o empreendedor poderá consultar o Sebrae mais próximo.
*Relação do código civil e os laboratórios clínicos
Licença de funcionamento O comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e clínicos será exercido somente por empresas e estabelecimentos licenciados pelo órgão sanitário, em conformidade com a legislação local baixada pelos mesmos, respeitadas as disposições da Lei no . 5.991, de 17 de dezembro de 1973. O pedido da licença será acompanhado dos seguintes documentos: • prova de constituição da empresa; • prova de relação contratual entre a empresa e seu responsável técnico, quando for o caso; • prova de habilitação legal do responsável técnico, expedida pelo Conselho Regional de Farmácia. COMECE CERTO - São condições para licença: • localização conveniente sob o aspecto sanitário; • instalações independentes e equipamentos que satisfaçam aos requisitos técnicos adequados à manipulação e comercialização pretendidas; • assistência de técnico responsável. A licença é válida pelo prazo de um ano e será revalidada por