entrevista
Entrevista
Dados da pessoa entrevistada: Uma mulher do sexo feminino, com 20 anos de idade, solteira, atualmente mora com seus pais, trabalha no banco da caixa econômica, concursada pública, superior incompleto em arquitetura.
Entrevistada relata:
“O que acontece comigo é que uma hora está tudo tranquilo e maravilhoso e, às vezes, uma vírgula me faz perder a paciência. Nessas horas que você perde as estribeiras, fala certas coisas que não gostaria. Logo depois que passa você se arrepende como se fosse uma calmaria. Essa oscilação é constante, uma hora estou muito bem, com meus amigos, familiares e der repente tudo muda e não quero ver mais ninguém, me tranco dentro do quarto e só choro, não consigo falar, me expressar, o relacionamento com meus familiares muda, eles não conseguem me entender e me chamam de doida.”
Diagnóstico:
Transtorno Bipolar I, Episódio Mais Recente Hipomaníaco.
Análise (Discussão):
Critérios Diagnósticos para F31.0 – 296.40 Transtorno Bipolar I, Episódio Mais Recente Hipomaníaco
A. Atualmente (ou mais recentemente) em um Episódio Hipomaníaco
B. Houve, anteriormente, pelo menos um Episódio Maníaco ou Episódio Misto
C. Os sintomas de humor causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
D. Os episódios de humor nos Critérios A e B não são melhor explicados por Transtorno Esquizoafetivo nem estão sobrepostos a Esquizofrenia, Transtorno Esquizofreniforme, Transtorno Delirante ou Transtorno Psicótico Sem Outra Especificação.
Especificar: Especificadores de Curso Longitudinal (Com ou Sem Recuperação Entre Episódios).
Com Padrão Sazonal (aplica-se apenas ao padrão de Episódios Depressivos Maiores).
Com Ciclagem Rápida
06/11/2014