Entrevista
SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO E INFORMAÇÃO
AULA ATIVIDADE
NOME DO ALUNO
TUCURUÍ-PA
2014
Entrevista.
Por trabalha na área de sistemas de automação comercial como suporte técnico, torna-se “um pouco mais fácil” esse trabalho, tendo em vista que estou sempre visitando clientes. Um problema significativo é o tempo e a disponibilidade dele. Aproveitando este raciocínio, quando estava eu em Pacajá –PA prestando serviço a uma empresa chamada Agrovete, entrevistei o gerente desta empresa, seu nome é Geovane Alves.
Para inicio de conversa, falei do sistema que ele usa atualmente, que é: Enterprise Resource Planning (ERP), apesar de estranhar e me confirmar que não sabia o nome do sistema que usava ao pé da letra, ele disse que foi uma boa escolha. Perguntei em que sentido, quais as vantagens ele ver ao utilizar o sistema?
Ele me respondeu sem pensar muito: “O sistema faz tudo o que necessito e deixa a desejar apenas em algumas partes, antigamente quando precisava dar entrada em uma nota fiscal usava um emissor gratuito e ele me dava muita dor de cabeça, e hoje essa ferramenta já é integrada ao meu sistema.”
Reforcei e falei que essa era uma das vantagens do ERP, de unir partes que antes era separada com, financeiro, estoque e logística, produção vendas e recursos humanos.
Votei a perguntar: Em outras áreas como financeiro, estoque e logística, vendas e recursos humanos, como seu sistema atua?
Ele me respondeu rápido e, outra vez, me surpreendi.
“No financeiro, temos relatórios de caixa confiáveis, o que é resultado das vendas que estão sendo feita no balcão pelos os vendedores. Os lançamentos que podem ser de entrada ou saída do caixa e no meio dessa movimentação toda, o sistema já vai gerando meu mapa resumo, que é um documento que vai junto à redução Z para a contabilidade e joga as comissões de todos os vendedores sem nem um erro, tarefa que se fosse feita manualmente, fecharia a loja todo