Entrevista Psicológica TEP 1
Tema: Testagem Psicológica
Perfil do Profissional
Nome: I.S.F
Sexo: Masculino
Idade: 50 anos
Ano de formação: 1989
Área em que atua: Clínica
Perguntas:
1) Ao seu ver, qual a importância do uso dos testes na área clínica?
É importante não somente para pesquisas de elementos de diagnósticos mais complexos, usar-se para traçar o perfil, a personalidade do paciente, para identificar psicopatologias, elucidar reincidências.
2) Já fez uso de testes psicológicos? Quais?
Sim. Teste de QI (Testes Cognitivos), Testes de Atitude (Escala de Likert), BEP, QUATI, HTP.
3) No seu ambiente de trabalho é feito o uso de testes? Quais e o porquê?
Não, porém estou estudando uma maneira de implantar. 4) Qual a sua posição em relação da avaliação psicológica ser mais ampla e não se basear somente em testes psicólogos?
Assim como os médicos sabem das contradições dos medicamentos, nós psicólogos, devemos ter ciência não somente das vantagens da aplicação dos testes, mas levar em consideração seus limites e validação. Ao meu ver e de muitos psicólogos coerentes e éticos, os testes podem ter diagnósticos falsos, porém não devem ser descartados. Os testes aplicando-se numa avaliação psicológica e numa entrevista aberta darão resultados mais precisos e eficazes.
Análise dos dados obtidos:
Com o resultados das respostas, analisamos que, os testes são importantes, porém, não são 100% seguros em determinadas ocasiões. Aplicados com uma avalição mais completa poderá e ajudará num resultado mais preciso.
Dificuldades vistas no processo de entrevista realizado:
A equipe não obteve dificuldade na realização da entrevista, o profissional foi bastante compreensível, educado e mostrou entusiasmo ao ser entrevistado.
Aspectos éticos relevantes:
O profissional foi bastante reservado, respondendo somente as perguntas, dando a entender ser um profissional bastante ético.
A importância da entrevista como método de coleta de dados:
A entrevista é o método mais