entrevista psicologo organizacional
A pratica da psicologia organizacional ocupa um importante papel dentro da profissão, essa área da psicologia começou a se desenvolver a partir do século XIX, e era conceituada por psicologia industrial, visava "o estudo do comportamento humano nos aspectos da vida relacionados com a produção, distribuição e uso dos bens e serviços de nossa civilização" (Tiffin & McCormick, 1975, p.3). Novas definições surgiram ao longo da evolução da pratica da psicologia organizacional, apesar de não haver um consenso entre ou autores a respeito da definição de psicologia organizacional e do trabalho.
Em 2003 Garcia, Valdehita e Jover analisaram as diversas definições a respeito do tema e com intuito de definir melhor a respeito do que falaremos vamos citar suas definições; “A Psicologia do trabalho é uma disciplina ao mesmo tempo teórica e aplicada, que busca, mediante o uso de conceitos, modelos e métodos procedentes da Psicologia, descrever, compreender, predizer e explicar o comportamento laboral de indivíduos e grupos, assim como os processos subjacentes ao mesmo. Objetiva ainda a intervenção, tanto sobre a pessoa como sobre o trabalho, com o propósito de melhor satisfazer as necessidades dos trabalhadores, sem nunca esquecer de incrementar os benefícios e rendimentos da empresa (p. 22)”
Objetivo
O presente relatório tem como objetivo analisar e contextualizar a relação teórico pratica da Psicologia Organizacional e do Trabalho através de uma entrevista realizada com um profissional da área que por questões éticas não citaremos o nome e instituição em que realiza suas atividades garantindo assim o anonimato do profissional entrevistado que aqui o denominaremos apenas pela sua inicial.
Desenvolvimento
A partir de uma entrevista realizada com um psicólogo organizacional que aqui o denominaremos por D, foi possível analisar a respeito da pratica do psicólogo organizacional que discorremos a seguir.
D trabalha em uma empresa que possuem dois