entrevista projeto politico pedagogico
PEDAGOGIA
julia graziela amaral de souza
trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL II
UMA ESCALA PARA MEDIR A INFRAESTRUTURA ESCOLAR
Butiá
2013
julia graziela amaral de souza
trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL II
UMA ESCALA PARA MEDIR A INFRAESTRUTURA ESCOLAR
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Comunicação e Linguagem, Fundamentos Processo Educativo no Contexto Histórico e Seminários I
Profs. Bernadete Strang, Marcia Bastos, Fábio Luiz da e Juliana Fogaça Sances Simm.
Tutora eletrônica: Beatriz Euzébio González de Libos.
Tutor(a) de sala: Simone Rodrigues
Butiá
2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho acadêmico tem por finalidade analisar a infraestrutura das escolas da cidade, fazendo uma comparação com os dados obtidos no artigo “Uma escala para medir a infraestrutura escolar”. O referido artigo utiliza–se de alguns dos itens que compõe o censo escolar e classifica as escolas brasileiras em quatro grandes e distintos grupos:
Elementar: quando apresenta somente aspectos de infraestrutura elementares para o funcionamento de uma escola, tais como água, sanitário, energia, esgoto e cozinha.
Básica: quando as escolas apresentam além dos itens presentes no nível anterior, uma infraestrutura básica, típica de unidades escolares com : sala de diretoria e equipamentos como TV, DVD, computadores e impressora.
Adequada: as escolas deste nível, em geral, possuem uma infraestrutura mais completa, além dos itens presentes nos níveis anteriores estas escolas possuem, por exemplo, espaços como sala de professores, biblioteca, laboratório de informática e sanitário para educação infantil. Há também espaços que permitem o convício social e o desenvolvimento motor, tais como quadra esportiva e