Entrevista - Mario Sergio Cortella
Filósofo, doutor em Educação pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e professor na mesma entidade há mais de 35 anos, Cortella foi também Secretário Municipal de Educação em São Paulo no início da década de 90.
Nascido em Londrina, no norte do Paraná, em 1954, o professor está em São Paulo há 45 anos, onde atua também como palestrante a líderes corporativos.
Com uma visão histórica, críticas precisas e o bom humor costumeiro, Cortella é o personagem do Bate-papo do Sincodiv-SP Online deste mês e conta como podemos atuar para que a vida, apesar de curta, não seja pequena. Acompanhe.
Sincodiv-SP Online: Professor, você é filósofo, doutor em Educação e atua no ensino de Ética e Teologia. Conte um pouco sobre como descobriu tal vocação, como foram os primeiros passos de sua vida em busca desse "amor ao conhecimento"?
Mario Sergio Cortella: Sempre gostei bastante de ler e de estudar o que fosse, mas minha história contribuiu para o meu desenvolvimento no sentido acadêmico. Nasci em Londrina (PR), em 1954, e mudei com minha família para São Paulo quando tinha cerca de 13 anos. Até os meus 10 anos de idade, não havia televisão em minha casa, então minhas formas de entretenimento, além das típicas brincadeiras de criança, eram o rádio e a leitura.
Em 1960, com cerca de seis anos, tive uma intercorrência médica que me ajudou “imensamente”, fiquei com hepatite. Naquela época, o tratamento demorava cerca de quatro meses tempo no qual, sem TV, dediquei-me a participar de programas de rádio, respondendo a testes e provas que eram colocados aos participantes, e à leitura.
Num primeiro momento, a família trouxe tudo o que havia de