Entrevista Hosp. psiquiatrico
7º SEMESTRE – PSICOLOGIA
A loucura é uma ilha perdida no oceano da razão.
Machado de Assis
DESCRIÇÃO DA ENTREVISTA:
Convidamos a Sra. Alexandra, para conversar conosco e imediatamente ela aceitou nosso pedido. Ela foi receptiva e demonstrou afeto quando fomos buscá-la, caminhou de mãos dadas com uma das estagiárias e estava atenta a conversa dos outros estudantes, complementando o diálogo de sua colega (-Ah! Ele parece o Belo. E Alexandra diz: -O Belo do Soweto).
Ela caminhou até o salão conversando e sempre sorrindo, disse que gostaria de participar das oficinas: - Eu quero fazer aqueles trabalhos assim - e gesticulou com a mão, como se tivesse colocando contas em um fio.
Trata-se de uma paciente que, segundo ela, está há seis meses no hospital psiquiátrico e fez questão de mencionar que ela estava de banho tomado, preocupada em nos avisar que o que escorria do cabelo era água e não suor, estava com roupas limpas, calçada com sapatos que combinavam com a cor da blusa. Para recepciona-la estávamos organizadas com as cadeira em circulo e Alexandra logo sentou em uma das cadeiras, sem apresentar resistência. Quando chegou, cada estagiário apresentou-se e começamos a falar com ela, perguntando por que ela estava ali. Ela prontamente respondeu e nos contou a seguinte história:
“- Eu morava em Bauru e tive um pressentimento ruim com a minha irmã que mora em São Paulo, então peguei um ônibus e vim visitá-la. Quando cheguei na Barra Funda fui assaltada e levei uma pedrada na cabeça e desmaiei, quando acordei estava deitada no chão com muitas pessoas me olhando e a polícia me perguntando o que houve. Falei que fui assaltada, que levaram minha bolsa com meu dinheiro e minha passagem para os EUA. Eu só fiquei com a Biblia! Eu queria abrir um boletim de ocorrência, eles falaram que tudo bem e quando eu achei que tava na delegacia, me trouxeram pra cá. Eu achei esquisito, o médico perguntou de que cantora eu gostava e