Entrevista gardner
A-
A
A+
Data comemorativa
Assunto
Ano
Selecione
1 Todos são inteligentes e podem aprender
entrevista com Howard Gardner, publicada na edição nº 405, abril de 2010.
[pic]
Howard Gardner Psicólogo norte-americano, professor de Educação e Psicologia na Universidade de Harvard e de Neurologia na Universidade de Boston.
Em pleno século 21, tempo de significativas mudanças em nossa sociedade, buscamos compreender nossos potenciais para aprender mais e melhor. Por isso, conversamos com o psicólogo norte-americano Howard Gardner.
Sendo o principal idealizador da Teoria das Inteligências Múltiplas, criada e aperfeiçoada desde 1985, ele nos ajuda a entender que todos podemos aprender e, além disso, desenvolver aprendizagens a partir de diferentes inteligências.
Entre as inteligências destacadas, há alguma que seja privilegiada pela sociedade?
Através de diferentes períodos da história, diferentes inteligências foram valorizadas. A inteligência naturalista era tremendamente importante quando vivíamos mais perto da natureza. Então, quando surgiu a capacidade de ler e escrever, a inteligência linguística se tornou hegemônica. Hoje em dia, penso que a atenção recai sobre as inteligências pessoais. Tanto o entendimento de outras pessoas (o que em uma sociedade diversa e globalizada é importante), mas também a inteligência intrapessoal (entender a si mesmo), porque hoje nós precisamos tomar muitas decisões sobre como nós vivemos a nossa vida. Diferentemente, há 100 anos atrás, as pessoas simplesmente faziam o que seus pais e avós haviam feito.
Com o tempo, podem surgir mais inteligências?
Eu sou muito conservador na adição de inteligências. Tenho um conjunto de oito critérios para o que conta como uma inteligência, e, a menos que eu esteja convencido de que eles foram satisfeitos, eu não adicionaria nenhuma. Em 25 anos, eu só adicionei uma inteligência, a naturalista. E ela sempre existiu - eu só não a havia reconhecido. E