Entrevista de Dom Casmurro
A temática centra do livro Dom Casmurro é o ciúme, apresentado no personagem Bento Santiago em relação à sua amiga e esposa Capitu.
Repórter: A senhora, como professora de Língua Portuguesa, e conhecedora das obras clássicas brasileiras, teve oportunidade de conhecer vários títulos de renomados escritores brasileiros, entre eles, Machado de Assis, o ícone da literatura brasileira. O que você poderia dizer sobre o estilo desse autor?
Repórter: É de conhecimento público que este autor está inserido na época do Realismo no Brasil, que ocorreu na 2° metade do século XIX, e entre as características dessa fase está á visão crítica da sociedade e das pessoas. A senhora vê o ciúme exacerbado de Bentinho como um retrato das pessoas daquela época?
Repórter: O ciúme é algo benéfico ou maléfico para um relacionamento?
Repórter: E como visto no livro, o ciúme minou o relacionamento de Bentinho e Capitu, tornando-o uma pessoa amarga. Isso é sinal de que o ciúme é prejudicial tanto para o relacionamento quanto para a saúde mental?
Repórter: Durante toda a obra, Bento nos apresenta uma Capitu dissimulada muitas vezes chega a nos confundir, em relação a quem ela era realmente. Do seu ponto de vista podemos acreditar em tudo que ele narra?
Repórter: No livro, Bentinho nos mostra vários acontecimentos em que chegou a desconfiar de Capitu, antes e depois do casamento. Em sua opinião, Bento realmente tinha motivos para desconfiar de Capitu?
Repórter: De acordo com o enredo do livro, Bentinho deixa claro que houve uma relação entre Capitu e Escobar. Em sua opinião o fato do filho de Capitu ser semelhante a Escobar é uma prova de que houve mesmo traição, ou seria só fruto da imaginação e do ciúme de Bento?
Repórter: Em certas ocasiões, Capitu demonstra o afeto que sentia por Escobar, tais como as visitas frequentes quando ela estava só e o choro no velório de Escobar. Na sua concepção esses fatos são