Entrevista com o gestor
Profissional entrevistado: Sr. Roberto Guerreiro Thelma
No mercado competitivo no qual mergulhamos, o desafio para o profissional que exerce função de gestão, exige muitas vezes, capacidade de análise e composição de estratégias que se baseiam em pré requisitos bem estruturados e grande habilidade de articulação. Como a “matemática financeira” está priorizada no leque dos alicerces que constituem hoje seus pilares de sustentação profissional?
Sr. Roberto Guerreiro
Visualizar o amanhã é uma das grandes vantagens na competitividade que você citou. Para tanto, é preciso capacidade de análise que está baseada na tomada constante de dados financeiros. Conhecer os dados simplesmente será inútil se não tivermos, aliado a esse conhecimento, o raciocínio lógico desenvolvido, cuja velocidade nos permite apreender, através do profundo estudo e interpretação desses dados ,o que acontecerá amanhã possibilitando a implantação de estratégias que vão construir nossos planos e ações para estarmos sempre na frente...Essa é a grande “sacada”!!! Enaltecendo entretanto, que todo processo leva em conta e prioriza aqualidade. Nessa corrida, ganha quem sai na frente com habilidade e qualidade.
A matemática, por si só, é uma ciência que desenvolve e acelera nossa capacidade de raciocínio. O conhecimento e mensuração do mercado financeiro é o alicerce de onde partem planos, estratégias diagnósticos, e ações. É a matemática financeira que nos revela os traços fundamentais que devem esboçar os próximos rumos. Todo profissional deveria ou deve conhecer os fundamentos da matemática financeira, inclusive "o chefe de família". Um chefe de família também é um gestor.
A partir de uma entrevista, um exemplo de política de crediário de um produto, nessa política esta estabelecidas as condições financeira para pagamento à vista, pagamento 30 dias após a compra e o parcelamento em três vezes iguais, sem entrada.