Entrevista Aluno de Teatro - Fundação das Artes
Eu sou André Felix, tenho 30 anos, terminei o curso de formação de ator no semestre passado (jan./2013).
Quais são as qualidades e defeitos que a escola de teatro Fundação das Artes tem?
Essa questão de qualidade e defeitos ela vai mudando ao longo do curso, eu entrei e não tinha bagagem nenhuma de teatro, não tinha nenhuma referencia do que era uma escola de arte/teatro, você precisa ter uma referencia pra dizer que algo é bom ou ruim. Ao longo do curso que você vai aprofundando, conhecendo melhor a estrutura do curso, os professores. Consegue ter um olhar um pouco mais critico e vai tendo outras referências de outros amigos de outras escolas. Também fizemos esse trabalho no P1, entrevistando gente de outras escolas.
Acho que o principal defeito da fundação das artes de um modo geral, é estrutural, a escola não tem uma estrutura física que de conta da necessidade das quatro escolas: teatro, artes visuais, dança e música. Nós temos grandes limitações, vocês verão no semestre que vem que nosso teatro “tá” interditado, a formatura que está acontecendo ali foi algo excepcional, tanto é que a própria mostra de teatro, o diretor da fundação já voltou atrás, porque ele tá vendo que é um exposição que é uma vergonha, então as próximas turmas (isso inclui vocês) não sei se terão o tetro, se vão poder ensaiar e ter a oportunidade de apresentar lá. O P2 é na sala 25, mas o P3 e P5 costumava ser no teatro, e a perspectiva é de subterfúgios, utilizando o Santos Dumont ou coisas do tipo.
Então o principal problema é estrutural, uma escola atrapalha a outra, então vocês verão no P2 nas apresentações que acontecerão durante a semana serão um problema, vocês estarão apresentando um exercício de teatro realista, “uma pegada” mais intimista com a Ana Paula Demanbro e vai ter um músico ensaiando trompete ali no mesmo andar, então isso é um problema muito grave.
Você vê muita diferença na direção antiga, da sua turma, com a atual?
Eu vejo sim, embora