ENTREVISTA 40 A 65 Anos
Dados pessoais
Idade: 63 anos
Escolaridade: 2° grau
Sexo: Feminino
Trabalha: Não
Tipo de trabalho:
Com que vive? Meu marido
1 Houve mudanças na sua estrutura física (corpo, menopausa ou andropausa, resistência etc) após os 40 anos? Como você sente com relação a estas alterações?
“Após os 40 anos, minha vida continuou normal até os 53 anos, quando descobri que estava com um câncer de mama, fiz mastectomia radical (quer dizer, a retirada total da mama). O tratamento foram seis sessões de quimioterapia, fiquei careca, emagreci muito, com todas essas alterações perdi minha auto estima, me sentia mutilada. Hoje, passados 10 anos estou curada, graças a Deus e aos meus familiares e amigos. Com o passar do tempo minha resistência foi voltando ao normal.”
2 Você tem filhos? Como está sua relação com eles?
“Tenho 2 filhos, um casal, minha relação com eles, em todas as fases da vida sempre foi muito boa. Converso com eles sobre todos os assuntos, mostrando o certo e o errado. Estou aberta ao diálogo e pronta para ajudá-los sempre que for preciso. Conflitos sempre existem e a base de tudo é o amor incondicional que deve existir entre pais e filhos.”
3 Quanto aos seus pais, você considera que houve mudança na relação com eles? Quais? Como você percebe o envelhecimento de seus pais?
“Minha relação com meus pais foi de muito respeito e obediência. Sou da época que tinha horário para chegar em casa, namorar só na sala, presença só de outra pessoa, sair sozinhos depois de firmar compromisso (noivado). Houve uma mudança na nossa relação quando comecei a trabalhar. Meu irmão mais velho se casou e eu fiquei com a responsabilidade de ajudar meus pais no lugar dele. Notei que eles passaram a confiar mais em mim. Comecei a perceber o envelhecimento dos meus pais quando meu pai sofreu um acidente no trânsito, a partir desse dia os dois foram envelhecendo muito rápido, o desgaste físico e mental foi muito grande, foi um período difícil para