entrevista 3a idade
1º Dados de Identificação
Nome
Idade
Sexo
Profissão
Estado Civil
Grau de Escolaridade
José Vieira, 63 anos, formado em economia bancária, aposentado, casado com a senhora Ruth Aragão, 60 anos, Pedagoga aposentada especializada em Educação Especial. Casados a 36 Anos.
2º Cotidiano, hobbies, Esportes
Ruth – Nessa parte de esportes nós estamos falhando, mas meu médico me cobra isso (risos). É que não tenho tempo ainda, apesar de estar aposentada, mesmo porque quando eu me aposentei eu achei que ia deitar numa rede e morrer, depois daí comecei a me envolver em outras coisas dentro da igreja, e eu não tenho tempo. Apesar de saber que estou sem tempo pra mim. O nosso lazer é viajar, e sair pra esses banhos. É muito bom.
3º Como é o relacionamento com a família, filhos e netos?
Ruth – Temos 3 filhos, 4 com a minha filha de criação. É muito bom, eu louvo a Deus pela minha família. Temos 5 netos e 2 netas.
José – Graças a Deus nós procuramos os padrões, os princípios, e não quebrar esses princípios em hipótese nenhuma, transmitir valores, o respeito aos nossos filhos.
4º Preocupações? Quais são elas?
Ruth – Não tenho porque a gente procura viver uma vida correta, buscando a Deus. Eu coloco nas mãos de Deus e descanso. Fora isso só aquela do dia-a-dia com a família e seu bem estar.
José – É a estrutura financeira do país e a segurança.
5º Já sofreram preconceito por serem idosos? E como é o relacionamento com os jovens?
Ruth – Eu nunca sofri, eu procuro e gosto muito de me relacionar com pessoas de qualquer idade.
José – Também não, mesmo porque até hoje trago comigo os princípios que trouxe do quartel, e que em primeiro lugar vem o respeito. Respeito não se impõe, se adquire.
6º No ponto de vista de vocês o que mudou na sociedade em aspectos morais de antes para os dias atuais?
José – Mudou muita coisa e lamentavelmente pra pior, a sociedade está a caminhando para o caos.
7º O que mudou da adolescência para os dias de hoje pra senhora dona