Entregue à Satanás
Timóteo, meu filho, dou-lhe esta instrução, segundo as profecias já proferidas a seu respeito, para que, seguindo-as, você combata o bom combate, mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé.
Entre eles estão Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.
1 Timóteo 1:18-20
Alguém que naufraga na fé torna-se um blasfemador pervertendo a sua fé e pervertendo a fé dos outros. (1 Coríntios 5.6)
Blasfemia é algo insultante contra o que se considera como sagrado, sagrado como toda palavra de fé da bíblia.
Por isso Paulo usa não apenas um exemplo mas dois, de homens que navegavam na fé mas deixaram de viver pela fé, o que Paulo quis dizer talvez foi que ele próprio entregou estes homens as leis e as mãos de Satanás não para que estes fossem condenados a morrer e não serem salvos, pois, assim ele estaria pregando contra o desejo de Deus que todos homens sejam salvos (1 Tm 2:4); mas para que estes sofressem todo tipo de consequencia e tivessem a oportunidade de se arrepender e voltar-se para Deus.
Paulo citou nomes em suas cartas, não teve dó, usou exemplos negativos de pessoas da igreja que pecaram e recusavam-se a seguir a verdade.
Como em I Co. 5:5 onde Paulo age igual :
"entreguem esse homem a satanás, para que o corpo seja destruído, e seu espírito seja salvo no dia do Senhor."
1 Coríntios 5:5
Paulo provavelmente quer dizer quando fala "entreguem" que os cristãos de Corinto não tivessem mais comunhão edificante e espiritual com este homem e ainda que parassem de orar por ele, de modo que as leis da carne passassem a ser influentes sobre ele e que satanás tivesse livre caminho para fazer o que bem entendesse com ele até que a salvação pudesse vir em um possível arrependimento.
OBS: A primeira ideia que se tem é que o corpo do pecador morra nas mãos de Satanás para que a sua alma seja salva. Mas não é isso, pois não pode haver salvação da alma,