Entre a teoria ea prática de ensino
PÓS EM GESTÃO, SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO
Entre a Teoria e Prática de Ensino.
-2012-
Entre a Teoria e Prática de Ensino
Sumário:
1- Introdução.
2- Entre a teoria e a prática de ensino.
3- Sobre a avaliação adotada nas instituições de ensino.
4- Conclusão:
Entre a Teoria e Prática de Ensino.
1- Introdução:
Diante de tantas dificuldades de aprendizagem apresentadas na sala de aula, vemos a inexperiência de docentes que, em muitos casos, e por diversos motivos, não passaram pela experiência de lecionar. E por conta disto, apresentam falhas na hora de transmitirem aos dicentes, a matéria. Veremos a seguir, as orientações do professor Paulo Freire, em “Pedagogia da autonomia”.
2- Entre a Teoria e a Prática de ensino.
A educação é o retrato e a reprodução de uma sociedade, além de projetar a idealização da mesma, pois o ser humano vive em busca do conhecimento todos os dias, mais encontra-se a mercê de uma tecnologia, com constantes mutações. E estas mudanças de tecnologias e recursos vêm de encontro à prática pedagógica, quando evidencia que, mesmo com a vontade de aprender do aluno, e as informações a que este tem acesso, o professor necessita antes de mais nada, dominar o conhecimento. E na esfera da prática pedagógica, o educador tem o desafio de responder às demandas que os temas diversos lhe colocam.
Paulo Freire afirma que, “a teoria não dita à prática”, e sim, ela serve para manter a prática ao nosso alcance, de forma a mediar e compreender de maneira crítica o tipo de práxis necessária em um ambiente específico, em um momento em particular.
Ele advertia que, “Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção”, mostrava-nos que a docência transforma e renova o conhecimento, na teoria e também na prática de ensino. Mas