Entre a casa e as escola
Do ponto de vista da escola, envolvimento ou participação dos país na educação dos filhos e filhas significa comparecimento às reuniões de pais e mestre, atenção à comunicação escola-casa e, sobretudo, acompanhamento dos deveres de casa e das notas. Esse envolvimento pode ser espontâneo ou incentivado por políticas da escola ou sistema de ensino.
A política participação dos pais na escola gera concordância imediata e ate mesmo entusiasmada: parece correta porque se baseia na obrigação natural dos pais, aliás, mães; parece boa porque sua meta é beneficiar as crianças; e parece desejável porque pretende aumentar tanto a participação democratica quanto o aproveitamento escolar. Além disso, tem eco na tradição cultural da classe média, especificamente na crença da que a família influencia a política escolar(qualidade de ensino).
As professoras recorrem aos pais quando se setem frutradas impotentes, quando os estudantes apresentam dificuldades de aprendizagem ou comportamento, com as quais elas não conseguem lidar.
PROJETO DE INTEGRAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA
JUSTIFICATIVA: A família e a escola são parceiros fundamentais no desenvolvimento de ações que favoreçam o sucesso escolar e social das crianças.
O ambiente ecolar tem sem dúvida, uma função importantíssima, a educadora. Por isso se faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola.
OBJETIVO GERAL: - Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo de ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da auto-estima.
- Sensibilizar e conscientizr a comunidade ecolar para a importância da integração família e escola.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;
• Promover a integração(socialização)