Entre na rede e pesquise a crise paraguaia. analise também, a ação brasileira e da venezuela. após esses itens serem resumidos identifique ações que envolveram os conceitos que a geopolítica trabalha.
870 palavras
4 páginas
Entre na rede e pesquise a crise Paraguaia. Analise também, a ação brasileira e da Venezuela. Após esses itens serem resumidos identifique ações que envolveram os conceitos que a geopolítica trabalha.Eleito com 41% dos votos em 2008 prometendo combater a pobreza e fazer uma reforma agrária, Fernando Lugo tem o apoio de movimentos sociais como grupos sem-terra e associações de professores. Interrompendo uma hegemonia de seis décadas do Partido Colorado no poder, Lugo foi derrubado em um conturbado processo "relâmpago" de impeachment.
Nos últimos anos, parte de seus simpatizantes passou a manifestar insatisfação com o fato de a redistribuição de terras não ter saído do papel. A maior razão que levou a oposição a desencadear o processo foi a execução de seis policiais e onze sem-terra em um confronto que ocorreu em Curuguaty, a 250 km da capital Assunção. Conhecido como o "bispo dos pobres" por seu histórico de liderança de movimentos sociais quando era bispo da Igreja Católica, Lugo assumiu a Presidência com uma ampla aliança. Porém, acabou governando sem maioria na Câmara dos Deputados e no Senado. Setores da oposição já tinham tentado, no passado, iniciar um processo político contra o presidente quando ele assumiu a paternidade de crianças geradas na época em que ainda era bispo, mas a iniciativa não prosperou devido à discordância de forças políticas da própria oposição. Desta vez, o apoio do partido de seu vice-presidente, Federico Franco, do PLRA (Partido Liberal Radical Autentico), foi decisivo para que o processo de impeachment fosse iniciado. Lugo e Franco haviam rompido sua aliança recentemente e o vice-presidente assumiu o poder. Lugo afirmou em cadeia de TV que aceitará o resultado do processo de impeachment e enfrentará "todas as consequências" da votação no Congresso. Segundo analistas paraguaios, o vice-presidente Frederico Franco assumirá o cargo, mas provavelmente terá de enfrentar uma onda de protestos populares, além