ENTRADA DA GAP NO BRASIL
1 INTRODUÇÃO 4
2 ASPECTOS HISTÓRICOS 7
2.1 INTERNACIONALIZAÇÃO DA GAP 8
2.2 CHEGADA DA GAP AO BRASIL 9
2.3 ESTRATEGIA DE MARKETING 10
2.4 DESAFIOS E TENDÊNCIAS PARA AS EMPRESAS BRASILEIRAS 11
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 15 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 16
INTRODUÇÃO
Com a internacionalização da economia e a estabilização econômica, o país vem assistindo mudanças significativas em função das exigências de adequação impostas pela nova conjuntura econômica. Muito se tem discutido sobre o mercado nos diversos setores da sociedade e em especial no varejo. Para Keller e Kotler (2006, p. 676) “o estágio de preparação do país para aceitação de produtos e serviços e sua atratividade como mercado para empresas estrangeiras dependem do ambiente econômico, político-geral e cultural”.
O aumento da concorrência e as mudanças ocorridas nos hábitos dos consumidores são alguns dos fatores que desencadearam a mais profunda revolução no varejo. Novos formatos de lojas, já estão em operações e, com eles, novos tipos de serviços e mix de produtos são dirigidos a segmentos específicos de consumidores, como pessoas com pouco tempo disponível para compras, os consumidores “singles” vem exigindo reformulação no setor varejista.
Distribuir bens ou serviços envolve levar os produtos até os clientes de maneira eficiente e eficaz. Os gestores de marketing devem tornar os produtos disponíveis para os consumidores, quando e onde eles querem compra-los, a fim de criar trocas que ofereçam valor (CHURCHILL E PETER, 2000).
A diversidade do mercado atual abrange todos esses consumidores, oferecendo produtos e serviços de qualidade e com preços bastante acessíveis.
O Brasil é o quinto maior país do mundo, a maior economia da América Latina,